

A TORAH COMENTADA SEGUNDO O ZOHAR - O LIVRO DO EXPLENDOR
As porções da Torah comentadas segundo o Zohar, no primeiro livro de Moshê Rabeinu, o Sefer Bereshit
INTRODUÇÃO - AS PRELIMINARES DO ZOHAR - Entenda nesta texto, um pouco sobre o universo da linguagem mística da Torah, para se adaptar a maneira como o Zohar está escrito. Você vai descobrir as maravilhosas revelações por traz das histórias que estão na Torah.
A PARASHÁ BERESHIT - PARTE 1 - A Criação esconde todos os segredos que podem nos dar o rumo correto para as respostas mais importantes de nossa vida, tais como, a razão denota existência e nossa missão neste mundo.
A PARASHÁ BERESHIT- PARTE 2 - Bereshit é a porção que recebe o maior de todos os comentários dentro do Zohar. Se compreendermos o início, teremos muito mais condições de saber para onde estamos indo.
A PARASHÁ VAIERÁ - Sodoma e Gomorra, não foram as únicas cidades destruídas pelo Eterno nesta ocasião. Outras três cidades estavam no alvo, mas uma é salva pelo fato de Lot dirigir-se a ela, fugindo da destruição de Sodoma e Gomorra.
A PARASHÁ CHAIÊ SARA - Esta parashá nos fala da trajetória da alma humana, desde que é criada até o momento de retornar ao criador.
A PARASHÁ TOLEDOT - Se não pudermos nos ver dentro da Torah, se não encontrarmos nossas próprias vidas e experiências, por mais espirituais que sejam, jamais teremos realmente noção de quem somos e do porque de nossa existência. Toda ação gera uma reação, assim como atitude tomada, gera uma consequência. Não dá pra fugir disto. A importância do estudo dos Segredos dos Céus.
A PARASHÁ VAIETSÊ - As doze pedras usadas por Yaakov são chamadas no Zohar "Pedras preciosas",pois referem-se ao mundo planetário e foram usadas por Yaakov para um propósito muito elevado, inerente ao que determinou o Eterno ao criar o ser humano. Seudá Shelishi, um momento de cura.
A PARASHÁ VAYSHLACH - Fomos ensinados a esperar que tudo aconteça, enquanto apenas rezamos e esperamos. Mas a Torah não ensina a agir desta forma. Há muito o que precisamos fazer, mas para fazer, precisamos saber o que fazer, como fazer e de que forma fazer. Existem ferramentas, algumas deste mundo, mas muitas estão nos mundos superiores e estas são as principais.
A PARASHÁ VAYESHEV - Não é muito fácil entender este tema, já que se trata de rever toda a estrutura de pensamentos e conceitos mais básicos que uma pessoa possua. Mas ninguém escapa a esta escolha. Entre o corpo e a alma, a qual dos lados estamos alimentando melhor? Por outro lado, como alimentar a alma de forma efetiva num mundo onde tudo nos empurra cada vez mais para a correria tão comum ao corpo?
A PARASHÁ MIKETS - Efetivamente cabe a cada ser humano o governo deste mundo e isto não será mudado. Talvez a maior dificuldade do ser humano hoje, seja entender que deve deixar de vivercomo um pedinte diante do Eterno e transformar-se pelo conhecimento dos Segredos dos Céus. Apenas com a mudança do nível desconhecimento e consciência de cad um de nós, entenderemos que não fomos criados neste mundo e, portanto, não devemos esperar que os problemas e o caos vividos aqui sejam resolvidos com ferramentas humanas. Nossas ferramentas estão na Torah!
A PARASHÁ VAYIGASH - Na sequência de parashiot que narram a vida de Yaacov e Yossev, aprendemos entre muitas outras coisas , que existe um rio (Yessod), que derrama sustento e vida abundante sobre este mundo. Qual o segredo para nos conectarmos com suas águas? Porque não podemos viver automaticamente ligados às suas águas? As respostas existem, mas só serão encontrados por aqueles que possuem a pergunta correta.
A PARASHÁ VAIECHI - Chazak, chazak Venitchazek! No final do primeiro livro da Torah, o que aprendemos de fato?